O técnico Tite se deixou levar pela emoção de dirigir o Flamengo e caiu no lugar comum: falar o que o torcedor quer ouvir. Ao afirmar que o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro é mais forte que o de São Paulo, Tite escolheu ir para os braços do povo e respaldar qualquer que seja o resultado no fim da competição.
Se o Flamengo ganhar, ele pode bater no peito e dizer que venceu o campeonato mais difícil do Brasil. Se perder, o mesmo argumento o defenderá. Ele só “esqueceu” de citar que a economia que gera os clubes do futebol paulista é muito mais forte que a carioca.
Olhar o óbvio não é uma característica do Tite. Os quatros grandes do Rio x os quatro grandes de SP seria um confronto muito óbvio. Aí, ele faria o recorte do último ano e chegaria a esta brilhante conclusão.
Fluminense foi campeão da Libertadores, o que tem mais peso em relação à conquista do Palmeiras, no Brasileiro, o Flamengo fez a final da Copa do Brasil com o São Paulo (equilíbrio de forças), Botafogo bateu na trave e o Vasco ficou na Série A, algo que o Santos não conseguiu. Ponto para o Rio.
Só que o Estadual não está restrito aos grandes. E o Red Bull Bragantino? E os 7 times que disputam a Série B, competição que não tem nenhum time do Rio de Janeiro? Isso não entra em discussão e não pesa na hora de apontar qual campeonato é o mais forte?
A habilidade com as palavras e o encantamento ao escolher cada uma delas fazem do treinador do Flamengo um sujeito agradável de ouvir, mas a análise cuidadosa, neste caso, ficou restrita ao campo opinativo, sem olhar o todo.
De longe, o Estadual de São Paulo tem mais atratividade e equilíbrio de forças, muito por conta da economia. Agora, claro que quando vem a disputa da Série A, os clubes do Rio mostraram poder em 2023, mas isso não faz do Carioca o campeonato mais difícil de se disputar.
Basta olhar como os grandes encaram as primeiras rodadas e passam, com extrema facilidade, pelos times de menor investimento. O Volta Redonda, talvez, seja o único que dá trabalho. Aliás, quando a nova divisão de cotas de televisão entrou em campo, os investimentos ficaram menores ainda para estes times.
Tite tem tudo para fazer um grande ano no Flamengo, pois tem um elenco fantástico nas mãos, mas não precisava criar um “fato” para justificar um fracasso ou conquista nesta temporada.
Fábio Azevedo | @fabioazevedooficial
A “falabilidade” dele está se superando. Rsrs
Trata-se de mais um político brasileiro, sendo político, ou seja, pensando somente em si próprio, defendendo o seu próprio interesse, e tentando enganar o povo, simples assim!
Ótimo texto 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tite fez uma média com os cariocas. Mesmo os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro estando em um momento melhor do que os de São Paulo, o Campeonato Paulista ainda é mais difícil.
Excelente análise Fábio. Tite jogou para a torcida. Tomara que entregue os resultados.
Realmente politicamente ele tem razão por valorizar um campeonato que ele está competindo em um time que hoje o melhor do Brasil, mesmo não ganhando o Brasileiro , mas na realidade sabemos que o futebol Paulista e mais competitivo , por ter time do interior mais organizados e melhores financeiramente do que os nosso do Rio de Janeiro.