Quantas vezes, na sua vida, você já mudou de decisão ou de opinião?
Lembra do dia em que você se arrependeu de alguma declaração que deu a alguém, ou de algum episódio importante que lhe foi imposto a tomar uma direção na vida, mas por circunstâncias, você recuou?
Pessoas mudam de direção e decisão na vida o tempo todo, sobre suas profissões, carreiras, casamentos, moradias e por aí vai.
Acompanhei as duras críticas de algumas pessoas contra o técnico Tite, por ter aceito trabalhar, em 2023, após ter declarado que não iria aceitar nenhum desafio profissional no referido ano.
Meu foco é analisar a questão comportamental. O que leva alguém a pensar de uma forma e depois agir de outra? Há algo de errado com isso?
Não posso nem devo entrar nas questões pessoais de Adenor Bachi.
O que me motivou a escrever sobre o assunto foi a atitude de certas pessoas, se aproveitando da fala do técnico, no passado ano de 2022.
Juntando o fato de ser alguém muito conhecido no meio do futebol, um alvo bastante atingido pela importância do cargo, com o fato de ter afirmado categoricamente que não assumiria um trabalho no Brasil depois da Copa do Mundo, fez com que o tema voltasse à tona, ainda mais quando ressaltou que poderia ser chamado de “mentiroso”.
Será mesmo que só porque Tite disse que poderia ser assim intitulado, é realmente uma pessoa mentirosa?
O comportamento humano é muito complexo e pesquisas científicas mostram que uma pessoa pode ter, em média 70.000 pensamentos por dia!
Você pode argumentar que a declaração do Tite foi elaborada, não aconteceu por impulso e assim, como ele pode mudar de ideia? Mas que completo absurdo! Isso não pode jamais acontecer! Meu Deus, é o fim dos tempos! (para quem interpreta um texto literalmente e ainda sem me conhecer, por favor, leia-se com tom de ironia e talvez, nos próximos textos eu não seja assim, tão esclarecedora. Você que interprete como preferir.
Qual o momento que se pode ser considerado que alguém contou uma mentira? Se não afetou terceiros, uma declaração, uma palavra, uma conduta pode ser entendida como uma falsidade?
Na ocasião da entrevista concedida, Tite estava sendo sincero, íntegro, verdadeiro com seus sentimentos, ou seja, coerente.
Uma forma eficaz de se detectar se alguém está mentindo, ou não, é através da expressão facial e corporal. Os olhos, a fala, as mãos, tudo revela a real intenção.
No caso, não percebi nenhum movimento indicando que Tite estava faltando com a verdade, ainda que ele tenha falado: “pode me chamar de mentiroso.”
Portanto, se naquela oportunidade, Tite estava sendo verdadeiro com o que pronunciava e hoje ele resolveu mudar de opinião, não há nada de errado em seu comportamento e eu o admiro pela transparência, facilidade de expressão e estar tranquilo em mudar de opinião.
“Nada é permanente, exceto a mudança” Heráclito. E isso se aplica a mudança de opinião, decisão e comportamento.
Luna Baran | @lunabaran1