Futebol Brasileiro, Luna

Tite e a medalha

Durante a cerimônia de premiação do Campeonato Carioca, onde o time do Flamengo venceu a partida contra o time do Nova Iguaçu, tornando-se campeão, o técnico Tite, surpreendeu a todos ao passar a medalha para o treinador do time do Nova Iguaçu, Carlos Vitor, além de tê-lo chamado para subir ao podium e tirar fotografias com os jogadores do referido time.

                        Qual o significado desse comportamento de Tite e qual a importância de reverberar, repercutir e elogiar tal atitude?

                        Muito se pode deduzir do mindset de alguém que segue a vontade que lhe inspira no momento de glória.

               Tite já estava convencido da competência de Carlos Vitor, mas fez questão de deixar não somente expressar em palavras, mas também transparecer em  um gesto concreto e significativo.

            São nos momentos de alegria que a humildade aparece, pois é fácil, quando alguém está em posição de inferioridade (perdeu, então o outro foi melhor) admitir ou aceitar as qualidades do adversário. Também é fácil em momentos de vitória, a soberba aparecer, o que é extremamente deselegante e indelicado (não foi o caso!).

            O que se viu no comportamento de Tite, foi reflexo de um padrão de pensamento extremamente positivo, respeitoso, que engrandeceu ainda mais a sua conquista no Campeonato e se mostrou um ser humano que reconhece no outro, ainda que seja o adversário, competências e virtudes.

            Além disso, pela rapidez com que tudo acontece, Tite não se permitiu pensar muito e não deu espaço para a dúvida de pensamento, do tipo: “será que faço isso, ou deixo pra lá”.  Esse gesto surgiu na mente e seguiu seu instinto.

            Muitas vezes, na vida, ficamos em dúvida de elogiar genuinamente outra pessoa, com medo de se expor ou de achar que o outro vai se sentir muito vaidoso.

            O que importa é a sua atitude. Se surgir em seu pensamento a vontade de destacar algo positivo em alguém, FAÇA ISSO! O mundo já está repleto de “críticos construtivos”. Seja você a pessoa que levanta os outros!

            No caso, o técnico do Nova Iguaçu retribuiu, com alegria, o comportamento de Tite, pelo que se vê também uma pessoa de mente aberta, que recebeu o reconhecimento.

Por Luna

            A atitude nobre, protagonizada por Tite, fortaleceu a noção de respeito e expandiu a convivência em sociedade, tornando-a um melhor ambiente de viver. E é por isso que esse momento sempre deve ser lembrado. 

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *