Blog, Cláudio Bazoli, Colunistas

Sport Acessível.

Fundada em 19 de agosto de 2015 por Jefferson Lopes e Renata Rangel, a Torcida Organizada Sport Acessível, é basicamente composta por cadeirantes e pessoas que tem algum tipo de deficiência.

O movimento ganhou força pós pandemia, com a proibição de jogos. Se reuniam em grupos de aplicativos de mensagens para debater sobre inclusão, igualdade e apoio incondicional ao Sport Club do Recife .

O estádio Adelmar da Costa Carvalho, foi inaugurado no dia 04 de julho de 1937 e é nacionalmente conhecido como Ilha do Retiro e, até mesmo, carinhosamente, chamado pelo torcedor rubro-negro por “La Bombonilha “, em referência ao tradicional estádio argentino La Bombonera, do Club Atlético Boca Juniors. Por ser um estádio bem antigo, com seus 86 anos já completados, é nítido e notório que deixa muito a desejar no quesito acessibilidade .

É aí que entra a importância da existência da Torcida Sport Acessível, que luta veementemente pelos seus ideais inclusivos.
Uma de suas boas propostas diz respeito à facilidade para conseguir retiradas de ingressos no dia do jogo, fator este que evita o deslocamento do PCD no dia anterior à partida para a obter o ingresso e ter que retornar no dia do jogo.

No primeiro semestre de 2023, após enorme repercussão nas mídias sociais, a Torcida Sport Acessível conseguiu uma importante vitória. Depois de insistentemente solicitar ao clube de maneira cordial a retirada dos vidros e consequente substituição por tela de proteção, finalmente o clube se mobilizou e atendeu a determinação, mexendo na estrutura do estádio e, dessa forma, melhorou a visão do campo no setor social, que foi inaugurado em 2018 para receber as pessoas com algum tipo de deficiência.

Outra reivindicação importante, mas que ainda aguarda aprovação dos conselheiros do clube, é a instalação de banheiro PCD próximo aos locais de acessibilidade no estádio. Poucos meses atrás, fui convidado pelo membro da Torcida Sport Acessível Jefferson Lopes para assistir a um jogo do Sport na Ilha do Retiro, válido pelo Campeonato Brasileiro da série B. Topei o desafio e fui, juntamente com a minha esposa, conhecer o espaço. Ficamos impressionados com a quantidade de cadeirantes que frequentam o espaço e marcam presença em todos os jogos .

Jogo após jogo, essa turma batalha por melhorias e o clube precisa entender que, para eles terem uma boa experiência na partida, o campo de visão não pode estar obstruído, seja pela presença do policiamento, dos bombeiros ou do staff. Afinal, o estádio é tão grande e há diversos outros locais para se posicionarem.
Mesmo com toda dificuldade, seus membros: Jefferson, Renata, Paulo, André, Rayana e outros, não deixam de prestigiar o seu amado clube de coração.
Empatia e generosidade são o lema da torcida Sport Acessível, que é inspiradora para a nossa luta por acessibilidade e melhorias nos estádios.

Claudio Bazoli | @cacadoresdeestadiosdefutebol

Related Posts

2 thoughts on “Sport Acessível.

  1. Karoline Moreno says:

    Que a acessibilidade ganhe o espaço devido que é de direito! Parabéns por todo empenho e dedicação para que o futuro seja muito melhor do que o nosso presente. Acessibilidade é um direito de todos!

  2. Carlos says:

    Unidos vocês jamais serão vencidos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *