Blog, Colunistas, Convidados Especiais

Southend United it‘s a goal!

Você provavelmente nunca ouviu falar nem de minha pessoa e muito menos deste clube, então deixe-me me apresentar, meu nome é Bernardo Giuseppe, tenho 21 anos e sou natural de Curitiba, Paraná. Comecei a admirar o futebol inglês entre 2019 e 2020 com um canal no Youtube chamado Podcast Futebol Inglês, basicamente era um programa apresentado por 3 a 4  pessoas que comentavam as movimentações dentro do país europeu pois o mundo havia parado por conta da pandemia de COVID-19 então não se sabia o que seria feito daquela temporada (2019/2020) e seus campeões, promovidos e rebaixados. Passado algumas semanas, a EFL determinou que da segunda divisão pra baixo, não haveria mais a disputa das rodadas que faltavam e assim, com a pior defesa da EFL League One com 85 gols sofridos, o Southend United mais uma vez era rebaixado de divisão, algo que é rotineiro neste clube durante a sua história.

Chegamos na temporada 2020/2021 com um sentimento de: E agora? Como será a nossa reconstrução? Bom, dá pra dizer que foi um belo desastre a nossa “tentativa” de voltar a 3° divisão, a começar pelos problemas extracampo que atrapalham a vida do clube há muito tempo, inclusive até os dias de hoje. A atual administração (até 2023), tem dificuldades de pagar jogadores, funcionários, comissão técnica, contas de energia e água, sendo assim impedidos de fazer contratações a menos que a liga desse uma liberação especial para isso. Então a solução foi procurar jogadores para empréstimo ou que estivessem sem contrato, a comissão técnica foi formada por profissionais que estavam no Sub23 do Bournemouth, esse seria o primeiro trabalho profissional de Mark Molesley e seus assistentes. Tudo pronto e a nossa estreia seria contra o recém promovido Harrogate Town, um verdadeiro chocolate do time adversário, 4-0 e o time que havia acabado de subir das ligas semiprofissionais fez um time profissional parecer amador. Resumindo, a temporada foi acachapante e fomos rebaixados novamente com 1 rodada de antecedência.

Chegamos em 2022 com a preparação para a nossa primeira temporada na National League achando que não seria tão complicado brigar pelas primeiras posições. Com a apresentação de 8 a 9 reforços durante a campanha, brigávamos pra não cair novamente. Seria um histórico, porém triste, triplo rebaixamento consecutivo. Chegamos a um confronto contra o Chesterfield, o qual perdemos por 4-0 dentro de casa e aí a torcida mandou seu recado ao mundo: #MARTIOUT era a tag que representa a luta dos torcedores para ter o seu clube de volta, no mesmo dia, a diretoria decide demitir o técnico Phil Brown que havia assumido o time no final da 4° divisão e não conseguiu salvá-lo do rebaixamento. Nesse momento, na cabeça do torcedor do Southend aparecia o questionamento: Quem vai assumir esse clube com seus inúmeros problemas? Alguns poderiam achar que ninguém era capaz de controlar esse barco, mas não contavam com a aparição de um nome: Kevin Maher. Provavelmente, a maioria das pessoas nunca ouviu falar dele mas vou explicar um pouquinho. Kevin Maher é um ex-volante do Southend, tido como ídolo do clube por ter participado de feitos históricos com o time, como por exemplo conquistar a 3° divisão em 2005/2006 encima do nosso maior rival, edição essa que contou com times como Swansea, Nottingham Forest, Brentford, Bournemouth que hoje frequentam as divisões principais.

Outro momento histórico foi a partida contra o Manchester United de Sr Alex Ferguson, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, John O’Shea e etc, a qual foi vencida por 1-0 em golaço de falta marcado por Freddy Eastwood.  Após aposentadoria dos gramados, Kevin começou sua carreira de treinador no sub 21 do próprio Southend em 2015, foi para o Bristol Rovers em 2019 como assistente técnico. Já em 2021, após o 4-0 contra o Chesterfield já citado, se iniciava uma nova trajetória de Maher no Roots Hall. Ao fim da temporada, o nosso clube conseguiu se salvar de um triplo rebaixamento após duas quedas seguidas. A temporada 2022/2023 foi bem mais positiva com contratações que surtiram muito efeito nos primeiros 4 meses de competição, entretanto os problemas financeiros do clube voltaram a assombrar a equipe e com isso não pudemos fazer adições ao elenco na janela de janeiro e consequentemente o ritmo do time caiu e batemos na trave para jogar os playoffs terminando em 8° na tabela da National League. Em Julho de 2023 soubemos que vários jogadores iriam sair do clube e sobraram apenas 15, reforçar o time não seria possível pelo embargo de transferências que era vigente ainda, então a solução foi convencer os poucos restantes a continuar jogando mesmo que seus salários estariam atrasados por um bom tempo.

Todos os analistas e comentaristas ingleses já colocavam o Southend United como rebaixado e lanterna da competição, o que eles não contavam era com a força, garra, união e vontade de vencer do clube e da torcida. Já na primeira rodada, um jogo dificílimo contra o recém rebaixado Oldham Athletic, 4-0 fora o baile e LIDERANÇA mesmo que por uma rodada. Passado 5 jogos veio um duro golpe: A organização da National League aplica uma punição de – 10 pontos ao clube por falhar em testes da receita federal britânica, o que faria com que o Southend fosse do topo da tabela, direto para a lanterna.

Muitos poderiam pensar: “agora já era.” “tem que começar o planejamento pra 6° divisão.”. Mas acontece, que o Southend é diferente!! Mesmo após jogos com 3 ou 2 reservas e até uma partida contra o Bromley o qual tivemos apenas 1 RESERVA e perdemos o nosso goleiro por lesão, o time não desistiu de lutar até o fim pela dignidade e honra de sua camisa.

No último mês de Novembro, foi confirmado que o Southend United foi vendido a um grupo de investidores australianos que estão empenhados em salvar o clube e devolvê-lo para seu devido lugar. Essa é uma pequena história de um humilde clube, mas que tem feitos gigantes durante a sua trajetória.

Bernardo Giuseppe | @shrimpers_brasil

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *