Desde que foi rebaixado à 3ª divisão da Alemanha na temporada 16-17, perdendo nos plays-offs pro SSV Jahn Regensburg diante de seus torcedores na Allianz Arena por 2-0, o tradicional TSV 1860 Munique se encontra na 3. liga (3ª divisão da Alemanha) desde a temporada 18-19 (o 1860 não conseguiu o licenciamento para jogar a 3. liga em 17-18 e acabou sendo rebaixado automaticamente para Regionalliga Bayern [4ª divisão], mas conseguiu o acesso na mesma temporada).
E nas últimas 4 temporadas, os Leões vem batendo na trave, ficando apenas na 4ª colocação nas temporadas 20-21 e 21-22 (apenas os 2 primeiros colocados sobem automaticamente e o 3º faz um play-off contra o 16º da 2. Bundesliga). Mas nessa temporada os Leões começaram bem mal na 3. liga, onde na 16ª rodada o time estava em 14º com 20 pontos à 6 pontos do 17º, após a derrota contra o Unterhaching em Munique, o que custou o emprego do ex-treinador dos Leões, Maurizio Jacobacci.
Mas em 2024, desde a chegada de Argirios Giannikis no comando dos Leões e também a chegada de Christian Werner, para diretor esportivo do clube (cargo que estava vago desde o início da temporada após a saída de Günter Gorenzel), o time virou a chave. São 8 jogos, 5 vitórias e 3 empates, tirando o time que estava em 16º à 1 ponto de entrar no Z4 e deixando em 12º, à 14 pontos do primeiro time fora do Z4.
Com essa sequência de vitórias, faz o torcedor sonhar com uma possível arrancada rumo ao acesso? Porque não?
Na última temporada, o VfL Osnabrück na mesma 16ª rodada, estava na 13ª colocação com 19 pontos e conseguiu uma bela arrancada ao acesso, onde na última rodada conseguiu vencer de virada o Borussia Dortmund II e conquistou o acesso mais emocionante da temporada na Europa. Mas são contextos diferentes, na 27ª rodada daquela temporada o Osnabrück já tinha 47 pontos na 5ª colocação, à 10 pontos do 2º colocado Freiburg e a 1 ponto do SV Waldhof Mannheim na 3º colocação (zona de play-offs), diferente dos 38 atuais dos Leões que se encontram na 12º posição, mas à 12 pontos do Dynamo Dresden (2º colocado) e à 10 do SSV Ulm 1846 (3º colocado).
São cenários e contextos diferentes, mas o bom futebol e a boa fase do time faz com o que os Leões possam sonhar, porque a maioria dos jogos que os Azuis terão pela frente, serão confrontos diretos na parte de cima da tabela, e hoje os Leões estão mais perto de buscar um improvável acesso do que lutar contra o rebaixamento, mas não será fácil, devido a quantidade de times a frente e no mesmo objetivo.
Mas a equipe de Argirios Giannikis não estão invictos há 8 jogos á toa, um bom futebol com um esquema tático que deu certo com os jogadores certos em suas posições, o 1860 mudou da água pro vinho em 2024, deixando pra trás um pobre futebol que não levava muitos gols, mas que não criava oportunidades claras de gol, sendo um dos piores ataques do primeiro turno. Com Giannikis o time marcou 13 gols e sofreu apenas 4 gols, ficando no clean sheet em 4 dos 8 jogos. (Esse mesmo time ficou 5 jogos consecutivos na 3. liga sem marcar gols)
E temos alguns grandes personagens para essa arrancada, como o meia Julian Guttau com 7 gols e 3 assistências é o artilheiro do time, junto com Lakenmacher (Centroavante), também com 7 gols. Também temos o Morris Schröter (Ponta-direita) com 6 gols e 4 assistências é o jogador com mais participações em gols dos Leões. Leroy Kwadwo vem sendo o destaque na defesa, jogando de zagueiro pela esquerda ou de lateral esquerdo, Kwadwo é um “Leão” na defesa, junto com Jesper Verlaat, Michael Glück e Kilian Ludewig, que após a chegada de Giannikis cresceu muito de produção, e não podemos esquecer de Marco Hiller, um dos melhores goleiros do campeonato sem dúvidas, na última vitória fora de casa contra o SC Verl, Hiller fez no mínimo 2 defesa importantes para que os Leões não saíssem derrotas ou com empate de Verl, na Renânia do Norte-Vestfália.
Até o fim do campeonato teremos mais 11 rodadas, o time de Argirios Giannikis mantendo essa boa média de pontos por jogo (2,25 pontos por jogo), quem sabe na última rodada a depender dos resultados dos concorrentes, uma inesperada briga por acesso podendo virar realidade? Só o tempo irá dizer…
@1860munichbrasil