Todo mundo já teve um pensamento ou uma vontade de trabalhar no futebol, como jogador sem dúvidas, técnico, diretor, gandula e até juiz.
Confesso que depois de alguns anos jogando e treinando crianças aqui em Londres, decide fazer o curso da FA (Federação Inglesa), maior motivo? Simplesmente estar envolvido com futebol e ganhar um dinheiro para pagar contas. Então depois de um curso de um final de semana, recebi o certificado para do primeiro nível da federação e o qual me dava a oportunidade de apitar jogos na capital.
Meu primeiro jogo foi entre Millwall e Billarecay Town, Feminino! Nunca fui tão abusado por tantas mulheres ao mesmo tempo.
Mas de onde vem isso? Esse exemplo? Essa referência?
Acredito que todos aqui assistem ou ja assistiram um jogo profissional de futebol e quando o seu time perde ou acontece algo no jogo a primeira pessoa que você xinga ou coloca a culpa é o juiz. Ou seja, isso sai desde criança, o juiz é visto como o inimigo da partida. A arbitragem são o maior rival de ambos os times, jogadores, comissão, torcedores, e eles estão em 4 contra talvez 60mil pessoas!
Nós temos que lembrar que no fundo os juízes são ser humanos, podem errar, roubar? Não sei, mas todo mundo erra e as vezes nossos erros geram consequências logo em seguida ou a longo prazo. Vai me falar que você nunca tomou uma decisão errada e não pode voltar atrás?
Recentemente aconteceu a copa do mundo de rugby na França na qual a Africa do Sul venceu o All Blacks da Nova Zelanda. Sabe como funciona no rugby? O juiz e VAR são microfonado para TODOS ouvirem as decisões tomadas e conversas entre os tomadores de decisão. Sabe o que é o mais legal? Nessa mesma final houve 3 sin bin (quando um jogador leva um cartão amarelo, ele fica fora de campo por 10 minutos), 2 deles foram para revisão de vermelhos enquanto o jogador estava fora.
Inclusive 1 dos cartões amarelos se tornou vermelho, aos 27 minutos a Nova Zelanda ficou sem o seu capitão em uma final de Copa do Mundo! Que raiva, que irá! Não, os jogadores ao saber a notícia simplesmente continuaram sem NINGUÉM reclamar ao juiz, apenas quiseram entender o motivo e JOGO QUE SEGUE!
Temos que aprender que no futebol o juiz não está ali para atrapalhar mas se for necessário intervir! O melhor jogo de futebol é quando ambos os times não fazem coisas idiotas em campo ao ponto da arbitragem precisar interferi e tomar uma decisão, ou seja, os próprios jogadores estão dando isso ao juiz.
Afinal, você vendo hoje como juízes são tratados hoje, gostaria de ser juiz? Gostaria que um dos seus familiares fossem juiz? Como você se sentiria ver um ente querido abusado de tal forma? Ah foi apenas raiva no momento, ok, mas tudo tem uma consequência futura, decisões ruins ou boas.
Vamos pensar as consequências futuras que isso pode gerar no futebol.
Pedro Guaratto | @pedroguaratto