Blog, Colunistas, Rafa Boban

Que goleada!

Benfica e Sporting são ferozes rivais há exatamente 116 anos!

A poucos dias do primeiro dérbi, datado de 1 de dezembro de 1907, o Sporting “roubou” 8 jogadores do Benfica.

Desde a sua fundação o Sporting sempre foi um clube elitista, dos “ricos”, e no inicio do século XX já ofereciam banhos quentes, davam-se ao luxo de ao intervalo trocar as camisas transpiradas, entre outras regalias que tornavam o clube de Alvalade um paraíso para os jogadores. Por outro lado, o Sport Lisboa (ainda não era Benfica) era mais reconhecido pelo ciclismo e vivia constantemente à beira da falência.

Por isso, quando o Sporting foi “buscar” 8 jogadores ao seu adversário de Lisboa, fê-lo tranquilamente e o Sport Lisboa (Benfica) não teve como responder. Mas não gostou nada! Depois naquele chuvoso 1 de dezembro de 1907, o Sporting venceu o primeiro dérbi e a rivalidade azedou…

É uma rivalidade intensa de dois clubes com estádios localizados a 2km e igualmente à beira da mesma importante via (chamada 2ª Circular) que liga a parte oriental de Lisboa à parte ocidental.

Como qualquer outra rivalidade clubística em Portugal, os duelos destes “rivais da 2ª Circular” não se restringem apenas ao futebol. Sempre que há Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica, em futebol, futsal, hóquei, andebol, basquetebol, etc, quer seja para o campeonato, taça ou apenas “amigável” o termo “amigável” não existe.

É uma rivalidade eterna e no passado domingo, no duelo “Benfica-Sporting” em atletismo, houve aquilo que poderíamos chamar uma goleada histórica!

Os Campeonatos de Portugal de Corta-Mato Longo são uma competição historicamente muito importante a nível individual. Grandes campeões do passado desta competição como Carlos Lopes e Rosa Mota, foram multi campeões mundiais e olímpicos pelo que é certamente atraente estar na lista de vencedores ao lado dos “monstros sagrados” do atletismo português.

Este ano ainda tinha outro aperitivo para quem queria entrar para a história: foi a 100ª edição para o lado masculino. Ser o campeão da edição centenária é quase como ser o campeão da 1ª edição. Nunca mais ninguém vai esquecer!

E embora haja muito interesse no campeão individual, a classificação coletiva também é motivo de prestígio e orgulho, especialmente quando as potências do atletismo português são apenas os 2 “rivais da 2ª circular”.

Na minha antevisão destes Campeonatos, analisando o estado de forma dos atletas masculinos dos dois clubes, tinha dado claro favoritismo ao Benfica.

Mencionar ainda que, para a classificação coletiva contam os 4 primeiros atletas de cada clube e as contas fazem-se pela soma da classificações. É atribuído 1 ponto ao 1º classificado, 2 ao 2ª, 3 ao 3º e por aí adiante. Logicamente o vencedor coletivo será aquele que tiver uma soma menor dos seus 4 primeiros atletas, podendo cada clube apresentar o número de atletas que quiser.

Para mim, o Benfica era o claro favorito porque tem um time com um maior número de atletas de corridas de média/longa distância de alto nível, o que faz com que tenha mais alternativas no caso de desistências ou dias maus (há muita gente que passa mal neste dia tão importante…). É um time de meia/longa distância com mais “tesão” por ter uma média de idades bem inferior que a do seu rival.

E o Benfica não desiludiu as minhas expetativas. Com um pódio completamente “encarnado”, onde o campeão nacional foi o bom gigante Etson Barros (ainda vão ouvir falar deste nome aí fora!), o Benfica coletivamente “amassou” o Sporting. O Benfica meteu os seus 4 primeiros atletas no top-5! A soma de classificações do Benfica deu 13 pontos. A soma do Sporting deu 33. Uma grandíssima diferença: 11 contra 33!  Que “goleada”!

Se o atletismo tivesse o mesmo destaque que teve em Portugal há 40 anos atrás, esta GOLEADA ficaria consagrada historicamente no meio das 10 maiores goleadas em dérbis entre Benfica e Sporting no futebol. A saber…

1936: SL Benfica 0-5 Sporting CP

1937: SL Benfica 5-1 Sporting CP

1939: SL Benfica 5-0 Sporting CP

1941: SL Benfica 0-5 Sporting CP

1946: SL Benfica 7-2 Sporting CP

Esta foi a maior goleada do Benfica perante o Sporting. Nesse ano nenhum dos dois venceu o campeonato, que foi vencido pelo “Os Belenenses”.

1947: Sporting CP 6-1 SL Benfica

1978: SL Benfica 5-0 Sporting CP

1986: Sporting CP 7-1 SL Benfica

Esta foi a maior goleada do Sporting ao Benfica. Mas nessa época o Benfica viria a sagrar-se campeão.

1994: Sporting CP 3-6 SL Benfica

A última grande goleada numa época em que o Benfica viria a sagrar-se campeão, alcançando o 30.º título nacional.

Domingo foi mesmo um dia mau para o Sporting nos Campeonatos de Corta-Mato Longo que foi “goleado” nos homens e também perdeu nas mulheres. O Sporting de Braga venceu pela segunda vez consecutiva na classificação coletiva feminina à frente do Sporting, numa prova que não foi participada pelo Benfica.

Rafa Boban | @rafaboban

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *