Blog, Brasil, Colunistas, Luna

PÊNALTI, ATENÇÃO!

A habilidade de focar no momento presente é um dos pilares mais importantes para aquele jogador que bate pênalti.

Essa história de ficar pensando em toda a sua trajetória para chegar até esse momento decisivo pode arruinar com a concentração do jogador, pela possibilidade da emoção tomar conta do cenário.

Quanto mais centrado o atleta tiver, no momento do chute, maiores chances ele terá de fazer o gol.

Da mesma forma, nos segundos que antecedem, ficar pensando muito no que vai acontecer depois do chute, também pode atrapalhar o desempenho da jogada, porque o pensamento do jogador voou para um acontecimento ainda imaginário.

Por isso, o foco no que está acontecendo aqui e agora é o mais importante e isso requer treino emocional.

A prática da atenção plena não é adquirida na “hora H”. É algo que deve ser exercitado junto dos treinos técnicos, em campo e fora dele.

A ciência demonstra que a mente atua na sua melhor performance quando a pessoa se sente leve e com a sensação de bem-estar. E isso se reflete, inclusive, na performance física.

Praticar atenção plena (mindfulness) é um treino eficaz para a melhora da concentração, em geral, e isso se aplica ao jogador de futebol, para ajudá-lo a se concentrar na hora de bater o pênalti e marcar o gol.

Esvaziar a mente de pensamentos intrusos na hora do foco total é possível de acontecer, com respiração consciente e trazer a mente para o aqui, agora. Isso é permitido com a atenção plena e que é tão simples de incorporar na rotina e nos hábitos dos jogadores. E NA SUA TAMBÉM!!

“Praticar mindfulness é estar inteiramente presente no agora. É não ficar ocupando a mente com ruminações sobre o passado nem cogitações sobre o futuro. É ter consciência das suas sensações corporais, da sua respiração e do ambiente a sua volta. É apreciar a beleza de cada momento.” (Dra. Tânia Martinho).

“A mente é como a água. Quando está turbulenta, é difícil enxergar. Quando está calma, tudo se torna mais claro.” Prasad Mahes

Portanto, quanto mais limpa de pensamentos a mente tiver, na hora do chute a gol, dentro do pênalti, sem intervenções do passado ou do futuro, seja o que pode acontecer de positivo (se marcar o gol) ou negativo (se errar), mais livre de emoções desnecessárias para o momento, ficará o jogador e maiores serão as possibilidades de êxito!

Luna Baran | @lunabaran_

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *