Existe um conceito claro para definir quem é ou quem não é craque? É muito relativo, mas vai aqui minha opinião!
Há mais de 15 anos vemos Messi e Cristiano Ronaldo disputando os holofotes em níveis estratosféricos e viemos debatendo quem foi/é melhor ou maior. Sempre com muitas estatísticas que favorecem um ou o outro lado dependendo da ótica, entendo que falta um olhar menos matemático para a questão.
Tem muitas pessoas que realmente discutem sobre isso levantando bandeiras para cada lado e tem também os que ficam encima do muro e dizem que o prazer é poder admirar os dois enquanto ainda jogam e que ambos são craques e fazem parte da história. Aí vem a minha opinião do que seria o conceito de ser craque onde acredito que Messi se encaixe e Cristiano não e vou dar exemplos de outros jogadores que entendo que se encaixam nesse conceito, que por eu entender serem craques não quer dizer que considero maiores ou melhores que Cristiano.
Na essência do que acredito, o craque tem que ser diferente, fazer o inesperado, romper o óbvio, quebrar a expectativa e ver o que os outros não vêem.
A partir disso, Cris é um goleador nato, sabemos que fará o gol! Está sempre bem posicionado, finaliza como ninguém, cabeceia como ninguém e sempre estará lá para marcar. Um monstro, um dos maiores da história!
Messi pega na bola e não sabemos o que fará. Se vai achar um passe num espaço que parecia inexistente, se vai arrancar, se vai cortar para um lado ou outro, se vai finalizar…
Posso até dizer que sua genialidade vem de sua imprevisibilidade, sua alternância de ritmo durante uma partida onde parece estar apático e em um único passe de primeira, muda todo o cenário do jogo.
Goleadores como Cristiano, aparecerão de tempos em tempos. Gênios imprevisíveis como Messi são maios raros.
Para dar exemplo de outros jogadores que se encaixam nesse conceito de craque(não é uma verdade absoluta, somente uma ideia), podemos colocar De Bruyne atualmente, Zidane e Bergkamp mais distante um pouco e até o próprio Ganso. “A não acredito que você acha o Ganso craque e o CR7 não”. Lembrem-se da ideia de imprevisibilidade, achar um espaço onde parecia não haver, romper uma expectativa, ver o que os outros não viam e antecipar ações!
Para finalizar, outra questão sempre levantada é a famosa “Messi tem talento, nasceu com isso e o Cristiano treinou para chegar então ele é mais esforçado”, que não passa de uma falácia pois para se manter mais de 15 anos no auge, tem que treinar, se cuidar e ser extremamente profissional! Nesse ponto ambos são exemplares, mas craque mesmo, é o Messi!
Wagner Gdikian | @maniadecamisafut