Blog, Colunistas, Marina Tepedino

Nunca estamos prontos!

A gente nunca está pronto para jogar um clássico, para ter um filho ou para mudar de país…

Essa semana estive pensando no que poderia somar nesse espaço, já que de futebol, tática, avaliação e resultados, não tenho nenhuma dúvida que meus companheiros colunistas daqui sabem muito mais do que eu.

Decidi, pelo menos tentar, falar um pouco da minha experiência fora do Brasil, já que é algo que muitos me perguntam e querem dar esse passo. Li esses dias sobre o medo da mudança, e vem exatamente daí a coragem e decisão de que chegou o momento de ir. Ter um trabalho estável, uma família morando ao seu lado e estar em casa… isso é uma das maiores alegrias e um dos maiores perigos da vida de nós quando sonhamos em sair do Brasil ou do país que seja. Vamos ser honestos que mudar de país ou de trabalho nunca existe o momento exato. Como ter filho; existe o momento certo? Nunca vai ter, e essa ilusão de pensar que esse dia vai bater na sua porta como um pacote faz muita gente não se aventurar. Quais dúvidas, medos e “e se…?” podem ser maiores que as experiências que essa nova oportunidade vai te dar?

Também me perguntam por que a Espanha… sendo sincera? Não sei ao certo a decisão, foi um mix da cultura mais próxima da latina, de gostar do país e de ver que a construção de um futuro profissional aqui poderia ser possível. Cheguei aqui achando que falava espanhol, achando que conhecia essa cultura e que os espanhóis eram parecidos com os brasileiros… esqueça, a gente não sabe de nada ou de quase nada, e ver tudo que um novo país tem para te ensinar é um dos pontos mais bonitos de viver fora.

Viver o futebol por aqui; os clássicos, as torcidas, o dia a dia de um clube, tudo é muito diferente e curiosidades, histórias, personagens do universo esportivo aqui, eu espero poder compartilhar aqui nas próximas colunas. Vamos começar lá no Norte, utilizando um jogão que tivemos nesse fim de semana, o famoso “Derbi Vasco”, entre Real Sociedad e Athletic Bilbao. Uma equipe que só contrata jogadores do País Vasco contra uma equipe que tem o japonês Kubo como a sensação, estrela e máximo artilheiro. Preparem as tapas que semana que vem essa região e esse clássico serão tema da nossa coluna.

Marina Tepedino | @maritepedino

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *