Inconscientemente, o sucesso é mais temido do que o fracasso.
O fracasso é conhecido.
Já o sucesso pode ser visto como um peso que esmaga e não pode ser suportado.
E mais, o fracasso é um lugar onde a pessoa é “confortada” pelos amigos e familiares, sendo que quando se obtém sucesso, o vitorioso não precisa de tais “cuidados”.
Pessoas que não se prepararam emocionalmente para estarem no topo e vêm de um histórico sofrido, podem bloquear o sucesso por acharem, não de forma consciente, que não merecem estar naquela posição e assim, arranjam jeitos de perderem o posto.
A realidade do time do Botafogo poderia ser bem diferente, já que estava bastante avançado em relação aos outros times, no Brasileirão.
Porém, por estar mais acostumado com derrotas e com posições sem muito destaque, assim vai se repetindo o padrão de sempre. Não porque é incompetente, mas porque o ciclo tende a se repetir e não sustenta o gosto da vitória.
É um comportamento inconsciente, pois conscientemente, todos querem o resultado a seu favor.
É igual quando alguém ganha um milhão de reais e em um ano, não tem mais nada. Por que? Porque a mentalidade continua de escassez e a pessoa então, faz de tudo para gastar até zerar, para que reafirme seus padrões de pensamentos com relação ao dinheiro. Isso se aplica também quando se fala sobre a permanência na liderança.
O sucesso é mais temido do que o fracasso, porque nesse a pessoa fica no papel de coitada, de vítima e não deixa de ser uma zona de conforto, na qual ninguém quer sair.
Já o sucesso, faz da pessoa alguém que pode andar com as próprias pernas, sem depender de ninguém e isso pode soar como isolamento ou que não precisa dos cuidados e atenção dos outros.
A exemplo disso, no jogo do dia 12/11/2023, o Botafogo estava com todas as chances para ganhar a partida contra o Bragantino, mas não se sustentou e acabou por tomar um gol no final do segundo tempo, já nos acréscimos, fechando o placar com o frustrado empate de 2×2.
Esse resultado reflete todo o comportamento do Botafogo ao longo do campeonato, desde o seu início, quando conseguiu manter sua liderança por vários pontos, e por uma questão de mentalidade despreparada, estamos assistindo o referido time ceder seu lugar.
Acontece que existe salvação! Mudança de pensamento, mudança de mindset .
É preciso trabalhar a autoestima para que os jogadores possam aceitar a posição merecida do sucesso e do primeiro lugar. Se não, o sentimento não se sustenta.
Desenvolver a autoconfiança individual, para que depois, o coletivo prevaleça durante o embate.
É preciso entender como cada indivíduo do grupo pensa sobre si próprio, quais são os pensamentos que predominam o seu dia-a-dia, se ele se reconhece ou se cobra em exagero, quais são os padrões de comportamentos que ele apresenta quando se trata de elogios, de recompensas, de hábitos de falas com palavras mais positivas ou mais negativas sobre si mesmo.
Essa é a importância do autoconhecimento e que se enquadra em todas as profissões se alguém deseja, não somente chegar no topo, mas conseguir manter essa realidade, com equilíbrio emocional positivo.
Luna Baran | @lunabaran