Campeonatos, Colunistas, Europa, Rodrigo Souza

mantos da adidas para eurocopa 2024

esta semana, a Adidas lançou as camisas de suas seleções para a Eurocopa que acontecerá na Alemanha neste ano de 2024.

Após um template marcante utilizado na última Copa do Mundo, a Adidas, em minha opinião, mais uma vez acertou em cheio com esta nova coleção. Confesso que, ao ver as imagens vazadas dos desenhos, tinha minhas dúvidas sobre essa coleção, mas nada como as imagens reais para tirar todas as incertezas. Inspirada no clássico Teamgeist, meu modelo favorito, a empresa alemã também empregou grafismos elaborados nas camisas, dando a cada seleção um detalhe característico, em uma pegada bem comum aos anos 90.
Outro ponto que chamou bastante a atenção foi o tamanho do logo da Adidas. Após a mudança ocorrida na coleção anterior, com a retirada da inscrição “adidas”, o logo ganhou um considerável aumento de tamanho, ficando quase do mesmo tamanho que os escudos das seleções. Pessoalmente, não me incomodei com essa mudança e acredito que seja apenas uma questão de adaptação.

As seleções europeias que receberam novos uniformes para a Eurocopa foram:

Alemanha

O degradê nos ombros com as cores da bandeira é incrível! E ainda há losangos espalhados pelo corpo da camisa. A camisa reserva é inovadora; nunca vi a Alemanha usando essas cores. Gostei bastante. O grafismo também é muito legal.

Bélgica

Este é, sem dúvida, o melhor conjunto de uniformes! Duas camisas perfeitas! A Adidas mais uma vez inovou trazendo esse tom de bordô, em vez do vermelho, e os detalhes em preto e dourado, com esses grafismos, ficaram sensacionais. A camisa reserva presta homenagem ao desenho “As Aventuras de Tintim”. Apesar de não ser fã do desenho, foi um grande acerto da Adidas! Ficou espetacular! Com certeza, vou incluí-las na minha coleção!

Escócia

Gostei muito da camisa titular da Escócia. Esse detalhe xadrez (que é algo bem cultural dos escoceses) assimétrico me conquistou. As cores também não têm como errar. Já a camisa reserva não me agradou tanto, mas os detalhes laterais seguem o padrão da titular, mostrando que foi um uniforme pensado e não apenas um modelo padrão.

Espanha

À primeira vista, a camisa titular parece simples, mas apresenta um grafismo no corpo inspirado nas ondas do mar. Eu prefiro a camisa deles apenas nessas cores vermelha e amarela. Quanto à reserva, é difícil gostar. Na minha opinião, foi a pior peça lançada.

Hungria

É o lançamento mais simples. O destaque vai para a centralização do logo da Adidas. Mesmo sendo um uniforme padrão, são uniformes bonitos devido à combinação de cores.

Itália

Gosto muito de detalhes com as cores das seleções ou clubes. Neste conjunto, a marca alemã caprichou em ambos os uniformes. Na camisa titular, o detalhe da bandeira aparece nas três listras, sendo o diferencial do uniforme. Já na reserva, os detalhes são ainda mais evidentes, transformando uma camisa branca simples em algo com muita identidade.

Todos os uniformes mostram o template inspirado no Teamgeist de 2006, mas cada seleção tem sua identidade através dos grafismos e detalhes especiais. Portanto, a Adidas está de parabéns! Como colecionador de uma grande maioria de camisas de seleções usadas em Copas do Mundo, vou abrir uma exceção para algumas dessas camisas que não são de Mundiais, já que são exemplares belíssimos que enriquecerão qualquer coleção.

Até a próxima!

Por @colecaodosor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *