A FIFA anunciou nesta quinta-feira a lista dos 12 jogadores que estão concorrendo para ganhar o prêmio de melhor da temporada 2023/24, o The Best.
Esses são os jogadores:
🇦🇷 Julián Álvarez
🇭🇷 Marcelo Brozović
🇧🇪 Kevin De Bruyne
🇩🇪 Ilkay Gündogan
🇳🇴 Erling Haaland
🇪🇸 Rodri
🇬🇪 Khvicha Kvaratskhelia
🇫🇷 Kylian Mbappé
🇦🇷 Lionel Messi
🇳🇬 Victor Osimhen
🏴 Declan Rice
🇵🇹 Bernardo Silva
O atacante norueguês Erling Haaland é o destaque óbvio depois de uma temporada com 52 gols e a famosa Tríplice Coroa: Treble, Premier League, FA Cup e Champions League. Não tem como deixar o “tartaruga ninja” fora da lista depois de um hat-trick na final da Copa do Mundo e o estreante, Lionel Messi, que conquistou seu 42º título pelo seu clube Inter Miami recentemente.
Mesmo com a lista cheia de estrelas e destaques na temporada, não houve espaço para o português Cristiano Ronaldo pela primeira vez desde 2003.
O maior destaque ou falta de respeito nessa lista só pode ser a ausência de Vinícius Júnior! No ano passado, o brasileiro ficou fora do top 10 também, e nomes como Hakimi e Julián Álvarez estiveram entre os 10. Desde 2017 que o Brasil não tem um jogador no top 3, inclusive no ano em que Cristiano Ronaldo ganhou sua última premiação da FIFA e o argentino Messi ficou em segundo lugar.
O que será que falta para Vinícius Júnior fazer para ser finalmente reconhecido pelo futebol que tem jogado? Pelo jeito, carregar o Real Madrid para a semifinal da Champions League, vencer o Mundial de Clubes, Copa del Rey e UEFA Super Cup não são suficientes.