Sobre uma arbitragem confusa no futebol brasileiro!
Considerando a Série A do campeonato brasileiro, temos visto muitos erros na arbitragem! Mas será que são erros por força maior ou a falta de preparação dos mesmos?
Não posso ser leviano e fazer falsas acusações, mas termos tantas casas de apostas patrocinando o campeonato e clubes me faz levantar o questionamento, uma vez que o valor pago para os árbitros FIFA por jogo, não é um valor de se chamar atenção perto do que esses sites arrecadam! Para os árbitros que não são FIFA, menos ainda!
Independente do clube que eu ou você torça, é impossível não reparar que TODOS os jogos, um dos dois times tem reclamado do árbitro com razão! Isso quando não são os dois times reclamando do mesmo árbitro!
Nesse ponto, me vem a reflexão de que os juízes são muito mal preparados! Não exercem como profissão a arbitragem e tem outra ocupação além de tal. Na maioria, são arrogantes e se colocam acima do espetáculo que deveria ser preservado!
Por terem uma posição tão importante perante o jogo, não deveriam se deixar levar pelas reclamações e atos dos jogadores que estão dentro de campo em ESTADO DE JOGO, como por exemplo um atleta que está reclamando muito e o árbitro pensa “Que jogador chato. A próxima bola nele, não vou dar falta”. Isso beira o absurdo pois ele está entrando em disputa com o jogador e equipes, consequentemente.
A disputa é entre as equipes e não do árbitro com as equipes.
São intocáveis uma vez que qualquer um que erre no entorno do jogo(jogadores, comissão, diretores, torcida), são punidos e eles não!
No máximo são afastados de algumas rodadas da Série A e depois retornam! Não há punição ou reciclagem para tantos erros, ainda mais com a tecnologia que teoricamente veio para ajudar…
Os árbitros tem um poder muito grande em mudar a história! Poder esse que está sujeito a ser influenciado por interesses maiores ou pela falta de preparação dos mesmos que acabam estragando o espetáculo muitas vezes!
Assumem posições durante o jogo, querendo ter convicção de lances que nem mesmo na tv conseguimos ter certeza. Está tudo bem falar “não tenho certeza, não vi direito”, “errei”, mas parece que é muito difícil para eles assumirem que erraram e que não viram! São prepotentes e nem mesmo entendem do jogo! Apenas aplicam as teorias que “aprenderam” de forma errônea!
Culpo também os comentaristas de arbitragem que sempre tendenciam os comentários para concordarem com o árbitro, sem nem mesmo terem visto uma imagem conclusiva.
Quero então deixar dois exemplos que aconteceram recentemente que vi na tv sobre os casos comentados acima:
1- Árbitro marca o pênalti para equipe A (equivocadamente). O VAR chama o árbitro por entender que a decisão tomada em campo foi errada. O atleta(capitão)da equipe A vai em direção ao árbitro reclamar que ele não deveria ir ao VAR por ser um lance interpretativo, mesmo que a interpretação tenha sido equivocada. O juíz da amarelo para o atleta e vai ao monitor. Após ver as imagens, ele mantém sua posição de marcar o pênalti(erroneamente) e consequentemente por ter tomado essa decisão, válida a reclamação do atleta da equipe A. Não retira o cartão mesmo reconhecendo que a reclamação tinha fundamento. Ou seja, a arrogância e prepotência do árbitro fez com que ele cometesse inúmeros erros no mesmo lance! E eu nunca vi um árbitro assumir erros após a partida!
2- Um lance onde sobrou uma mão na cara, a imagem ao vivo não foi conclusiva e o árbitro de campo mandou o jogo seguir. O comentarista, prepotente mais uma vez, afirma com toda a convicção que não houve nada e que o juíz fez certo em deixar correr, que a mão não havia acertado a cara do atleta. Ao mostrarem o replay por diversos ângulos, fica nítido que atingiu o rosto do atleta e ainda estava sangrando. O comentarista se redime e pede desculpas. Mas por que tanta pressa em querer ter certeza de um lance que não dá pra ter certeza somente na imagem ao vivo?
Detalhe: nenhum dos dois exemplos foram em partidas do meu time ou que estivessem envolvendo resultados que favoreceriam ele!
Fico indignado com a falta de questionamento das partes e exposição dos erros! Por que os árbitros não dão entrevistas após o jogo? Por que são intocáveis?
Wagner Gdikian | @maniadecamisafut