No último dia 16, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, firmou contrato com Rodrigo Caetano, que vai exercer o cargo de diretor de todas as seleções masculinas, visando melhorias e renovações.
Renovação traz um ar de esperança e o passo dado pela entidade foi uma ação alinhada com a vontade e o compromisso de se manter como referência na história do futebol mundial.
Dar um voto de confiança ao novo diretor é primordial para o sucesso das seleções sob seu comando, uma vez que o apoio da torcida significa caminhar lado a lado, já que os objetivos são os mesmos: a vitória!
São vários os aspectos que devem se esperar de uma boa direção e destaco aqui a gestão das pessoas envolvidas no trabalho. Tudo acaba se voltando para o desenvolvimento humano.
Portanto, valorizar as questões mentais e comportamentais dos jogadores de todas as seleções é um fator a ser considerado, investindo em profissionais capacitados no acompanhamento frequente de cada um e oferecendo ao grupo palestras comportamentais.
É certo que são diversos fatores que o cargo de diretor das seleções masculinas exerce e se preocupa, mas se não der suporte psicológico e não deixar claro as consequências que surgem com o compromisso sério (sim, o óbvio tem que ser dito, ainda que evidente, em especial para os mais jovens, começando a vida e carreira), as pressões tomarão conta e muitos não saberão como lidar com tudo isso, caso não estejam bem preparados mentalmente.
Sendo assim, que seja também um ato de renovação o concreto desenvolvimento da mentalidade de todos os atletas e desejo muito sucesso ao diretor Rodrigo Caetano para trilhar um novo caminho vencedor!
Luna Baran | @lunabaran