Independente se você é um colecionador ou não, você deveria cuidar da sua camisa de time para maior durabilidade da sua peça. Irei dar algumas dicas e contar alguns procedimentos de como faço para conservar meus mantos.
Primeiramente, você deve ter em mente que uma camisa de time é um item de alto valor. Seja pelo preço ou seja pela história.
No processo de conservação, temos que nos atentar no momento de guardar, usar e lavar. As minhas dicas e procedimentos para cada item são:
GUARDAR
Atualmente, tenho um espaço planejado para guardar todas as minhas camisas no cabide. Até as sujas. Mas nem sempre foi assim. Já tive um espaço limitado, então tinha que dobrá-las. Baseado na minha experiência, segue essas dicas:
- Não amarrotar vários mantos no cabideiro. Corre o risco de grudar os patrocínios umas na outras;
- Cuidado com os cabides de plásticos, alguns podem enroscar nas camisas e puxar alguns fios;
- Se tiver que dobrar os mantos. Dê preferência para dobrar os que não possuem estampas ou as totalmente sublimadas.
- Caso dobre o manto com alguma estampa, certifique se a estampa não está sendo dobrada. Isso pode deixá-la marcada, podendo danificar o patrocínio ou a personalização;
- Sempre abrir as portas do guarda-roupa para os mantos tomarem um ar. O ideal seria tirar todas as camisas uma vez por mês.
- Quando for guardar o seu manto depois da lavagem, verifique se está completamente seco, para não correr o risco de mofar.
USAR
Eu uso todas as minhas camisas. Seja para trabalhar, ou seja, para sair. Sem neura. Para mim, não faz sentido não usar. Porém, é um uso consciente, minimizando os riscos de danificá-las. Ao longo do tempo fui evitando algumas ocasiões, como:
- Jogar futebol. Ou qualquer atividade física que tenha contato e risco de cair no chão ou coisa do tipo;
- Alguma atividade que envolva produtos químicos;
- Em dias muito quentes, não uso camisas brancas. O colarinho e as axilas podem amarelar. O desodorante na camisa branca pode causar danos.
LAVAR
Essa é a etapa que demanda mais tempo e trabalho. Confesso que gosto e com o tempo acabei aprendendo com meus erros. Agora possuo plena consciência de que não devemos, em hipótese alguma, lavar nossos mantos na máquina. Utilizo esse processo na hora da lavagem:
- Uso balde ou o próprio tanque para lavar. Mas antes de usar, lavo para tirar qualquer resíduo de produtos químicos;
- Utilizo sabão líquido, pois é mais fácil a diluição. O sabão em pó tem o mesmo efeito. Cuidado para não colocar muito sabão. Depois fica ruim na hora de enxaguar e tirar todo o sabão;
- Uso sabão em barra neutro nas camisas brancas por completo, principalmente, no colarinho e axilas. E em todas as outras que possuem alguma parte branca.;
- Lavo todas as camisas do avesso;
- Deixo de molho por até uns 5 minutos. Evito deixar por muito tempo de molho, principalmente, as com estampas.
- Enxáguo bem. Só tomando cuidado para não amassar as personalizações;
- Utilizo a máquina para centrifugar. Moro em apartamento e secar roupa é complicado;
- Deixo os mantos secando na sombra;
- Não utilizo amaciante. E não aconselho. Ele contribui para soltar as estampas das camisas.
- Não uso a secadora. A alta temperatura pode danificar o manto.
E lembre-se que camisa de time original é um patrimônio. Então como todo patrimônio, devemos ter muitos cuidados!
Rodrigo N Souza (@colecaodosor)
Muito bom as dicas👏🏼👍🏼