Fevereiro de 1914. Essa é a data do primeiro dérbi-vasco. Só dois anos depois do Fla x Flu, por exemplo. Acho que o mais interessante nessa história é ver como ela está diretamente relacionada com a cultura e a história espanhola. Comparamos primeiro as cidades; Bilbao e San Sebastian. Bilbao é uma cidade industrial, portuária, a verdadeira capital do país basco. Arranha céus, grandes construções, isso é o que chama a atenção por ali. San Sebastian eu sou suspeita para falar porque parece – literalmente – que estamos em um filme do Woody Allen. Essa diferença brusca na paisagem de cada uma das duas cidades já mostra que o dérbi tem suas rivalidades fortes, mas pacíficas.
A gente costuma dizer por aqui que em muitos jogos e clássicos não se parecem em nada os jogos no Brasil e na América do Sul. O motivo? A “calmaria” da torcida. Não que sejam calmos, mas na grande maioria dos jogos o ambiente que vemos por aí realmente não é igual. Isso, claro, tem seus pontos positivos e negativos. Negativos que… ahh já sabemos, não estamos acostumados e sentimos falta do caldeirão brasileiro muitas vezes.
É positivo que o ambiente realmente seja muito mais pacífico. Crianças pequenas por todos os lados independente dos jogos, um ambiente de um programa de domingo em família.
Voltando ao derbi… o Athletic Club, equipe de Bilbao, tem uma filosofia de só contratar jogadores bascos. Isso é impensável para uma equipe de alto escalão no Brasil, por exemplo. No site oficial deles, a grande frase em vermelho chama a atenção: “La totalidad de futbolistas del Athletic Club han nacido o han sido formados en Euskal Herria”
Eskal Herria engloba 7 territórios do país vasco, Bizkaia, Gipuzkoa, Araba, Nafarroa, Lapurdi, Zuberoa y Nafarroa Behera.
Dos 184 encontros oficiais. 76 vitórias do Athletic Club, 57 da Real Sociedad e 58 empates. No último, em setembro, a Real bateu eles com um show de Kubo, jogador japonês mais conhecido na LALIGA e estrela em seu país natal. Respectivamente quinto e sexto lugar na tabela da competição, tá bonito de ver a atuação desses dois nesse início de temporada!
Maria Tepedino | @maritepedino