Convidados Especiais, Europa, Itália

A Lega B está de volta!

A Lega B está de volta!

Hoje começa a temporada 23/24 da Lega B, que é a 2a Divisão do futebol italiano (Calcio). Logo de cara a partida de abertura será bem interessante, em confronto do Sul da Itália, o Bari finalista do último play-offs, recebe o Palermo que além de assim como o Bari, ser uma das equipes mais tradicionais e importantes do Sul da Itália, a equipe “Rosaneri” faz parte do conglomerado do Grupo City.

O torneio reúne 20 equipes que se enfrentam em turno e returno, totalizando 38 Rodadas na fase regular. O Campeão e o vice campeão, garantem vaga direta para a próxima Série A, enquanto que do 3° ao 8° colocados, disputam um play-off, onde só o campeão, carimba a última vaga.

Na temporada passada, o Frosinone dirigido na época pelo Tetra Campeão do Mundo com a Itália em 2006 Fabio Grosso, não deu chances a concorrência e levou o título e o acesso liderando quase de ponta a ponta, o Genoa do também Tetra Campeão do Mundo Alberto Gilardino, ficou com o vice campeonato com uma bela campanha de recuperação no 2° turno, após a chegada do ex-centroavante. A grande história da temporada passada, ficou por conta do Cagliari, que assim como o Genoa, conseguiu uma bela recuperação no segundo turno, no caso da equipe Sarda, a recuperação teve nome e sobrenome, Claudio Ranieri, sim o lendário treinador que deu a Premier League para o Leicester City da Inglaterra, retornou ao Cagliari, clube que ele deu os primeiros passos como treinador no fim dos anos 80 e no alto dos seus 71 anos idade, teve a energia necessária para tirar o Cagliari de um péssimo 14° lugar no fim do primeiro turno, para levar o Cagliari de volta a elite com uma vitória na final dos play-offs, sobre o Bari, com um gol no último minuto marcado por Leonardo Pavoletti, realmente incrível.

Sobre rebaixamento, caem 3 times de forma direta e o último rebaixado é decidido via play-out, que é um confronto entre os 16° e 17° colocados, o perdedor se junta aos outros 3 rebaixados de forma direta na próxima Lega Pro (3a Divisão). Na temporada passada tivemos os rebaixamentos do Perugia e de 3 times com passagens recentes pela elite, Benevento, SPAL e Brescia, esse último podendo ser “alçado” de volta para a Lega B, para assumir a vaga da Reggina que nessa temporada, não teve a sua inscrição aceita por causa de graves problemas financeiros, aliás esse é outro “tempero” nesse início de temporada, as 3 primeiras rodadas não terão realizadas as partidas envolvendo o Calcio Lecco que também teve a sua inscrição negada em um primeiro momento, por causa de problemas estruturais em seu estádio, mais depois aceita e da Reggina, por causa dos problemas financeiros já citados. Haverá uma última Audiência no dia 29 de Agosto, que definirá enfim os 20 clubes dessa temporada, até lá a Lega B, tomou essa medida de precaução, com receio de novos recursos de outras equipes interessadas nos casos.

Nessa temporada temos como novidades os rebaixados da Série A, Spezia Calcio, Cremonese e Sampdoria e os times que conseguiram o acesso da Lega Pro, Catanzaro, Reggiana, FeralpiSalò e o próprio Calcio Lecco.

Os 3 times rebaixados da Série A, largam como favoritos naturais pelo maior investimento, o Spezia retornou para a Segunda Divisão após 3 temporadas, a Cremonese volta após 1 temporada na elite e o rebaixamento mais traumático, foi o da Sampdoria que corria sérios riscos até de falência por causa de graves problemas financeiros causados pela gestão anterior, mais foi salvo no “último minuto” pelo empresário Andrea Radrizzani e agora será comandada no campo pelo ex-craque Andrea Pirlo que dispensa apresentações.

Olho também em Parma e Venezia que deram sequência aos belos trabalhos de Fabio Pecchia e Paolo Vanoli respectivamente e prometem vir fortes pelo acesso direto, olho também no Bari e no SüdTirol, o Bari perdeu alguns destaques da última campanha que eram emprestados, mais está se reforçando bem para suprir essas perdas e o SüdTirol preocupa um pouco mais, pois também perdeu destaques da bela campanha de estréia na Lega B, onde chegou aos play-offs, mais manteve o treinador Pierpaulo Bisoli.

Olho também em times com donos estrangeiros e com dinheiro para investir, são os casos de Como, Pisa, Palermo que se reforçou muito bem, além do Modena não se encaixa nesse perfil, mais fez contratações pontuais e muito interessantes e promete buscar algo a mais nessa temporada, podendo surpreender.

Um time candidato a grata surpresa é o Catanzaro, a equipe da Calábria foi a campeã da 3a Divisão com apenas 2 derrotas, melhor ataque e melhor defesa e manteve a base e o treinador Vicenzo Vivarini, além de ter trazido reforços interessantes.

Enfim essa temporada tem tudo para ser histórica, na temporada passada o nível técnico foi altíssimo e nessa temporada o nível promete ser ainda mais alto, o retorno a boa fase do futebol italiano, também está se refletindo na sua base, que é a Lega B, pois é o campeonato das promessas do futuro, muitos desses jovens se “maturam” aqui para depois brilharem na elite do Calcio, na Squadra Azzurra ou em grandes palcos da Europa.

Que comece a Lega B!

One thought on “A Lega B está de volta!

  1. Diego Mahet says:

    Excelente texto!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *