Era ainda a temporada de 2023/24 e o Bayern de Munique buscava seu 11º título seguido da Bundesliga, numa disputa acirradíssima com o Borussia Dortmund, quando lançou a nova camisa titular para próxima temporada, uma camisa predominante branca.
Lembro que estava tomando meu café da manhã, antes de ir para as aulas, quando vi essa camisa pela primeira vez e logo pensei que era o manto reserva. Só mais tarde naquela manhã, me dei conta que se tratava da camisa titular, me surpreendendo, já que só tinha visto o clube alemão variando o seu manto titular, entre listrados horizontais/verticais e detalhes no branco/azul, mas sempre com a predominância do vermelho.
Busquei informações na história centenária do clube sobre a utilização dessa cor no manto principal e descobri que foi utilizado nas décadas de 30, 50 e 60.
Confesso, à princípio, achei a ideia muito ruim!
Deve ser pelo fato de olhar o Bayern de Munique como um time tradicionalmente vermelho e não branco, um pouco de saudosismo da minha parte.
Uma outra crítica, mais técnica, era em relação ao modelo, já que possui um template padrão, onde os detalhes especiais ficaram para os punhos com o nome do clube e para a gola escrito em alemão a frase “Vermelho e branco para toda a vida”, de resto, na minha visão, era uma camisa branca, com as mangas vermelhas, com todos os outros detalhes em vermelho e achava que, se fosse para mudar, que fizesse algo mais inovador nos detalhes e design. Ainda mais o Bayern, sendo um dos principais clubes da Adidas.
Porém, temos uma história por trás desse manto, e não é aquelas histórias mirabolantes que muitas fornecedoras contam para encaixar o manto na estrutura de camisa da temporada.
A escolha da Adidas e do clube bávaro por essa cor, tem tudo a ver com a mudança de patamar do clube, principalmente, na Bundesliga, principal competição do país.
O manto predominante branco é uma homenagem ao time do ano de 1965, que fez história, conquistando o acesso à elite do futebol alemão. Proporcionando a equipe o direito de participar pela primeira vez da principal competição do país, a recém-criada Bundesliga (ela substituiu o campeonato Alemão da 1ª divisão a partir de 1963).
Até então, o clube só tinha conquistado um Campeonato Alemão, antes da era Bundesliga, em 1931/32 e uma Copa da Alemanha em 1956/57. Depois de estrear nessa competição, o Bayern se tornou o maior campeão do país com 32 conquistas, sendo 11 consecutivas, um domínio total da Bundesliga!
Um fato interessante, é que o manto da década de 60, foi o primeiro utilizado pela lenda do clube e do futebol alemão: Franz Beckenbauer.
Sabendo de todos esses eventos, minha visão mudou!
O foco não está no design, o foco está na história, conduzido pela cor, a inovação é a camisa ser predominante branca, mas com detalhes importantes vermelhos, como no escudo, logo da fornecedora, patrocínios, número e nome, enfatizando o detalhe na gola: “ROT & WEIB EIN LEBEN LANG (Vermelho e branco para toda a vida)” e com estrutura de camisa similar à da sua referência.
Essa é uma das camisas que não vamos nos acostumar em ver o Bayern utilizando como cor principal, então é um manto que se deve levar em consideração para adquirir, mesmo que você ache que essa predominância toda é chata, mas não podemos negar, esse manto já tem uma carga histórica, ele representa o começo da história do maior campeão (disparado) de uma das principais ligas da Europa e os primeiros passos de um dos maiores jogadores da história!
Eu vou ter na minha coleção e você?
Por Rodrigo N Souza | @colecaodosor.