Na última quarta-feira (29), o Olympiacos de Rodinei (aquele) fez história ao conquistar a Conference League da temporada 2023/24, vencendo a Fiorentina pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo atacante marroquino Ayoub El Kaabi, aos 116 minutos do segundo tempo da prorrogação.
Por ser apenas o terceiro torneio de maior importância na Europa, atrás da Liga dos Campeões e Europa League, pode parecer pouco, porém vale muito. Principalmente quando nos deparamos com a informação que esta é a primeira vez que um clube grego conquista um título organizado pela UEFA.
E aí está o grande acerto na criação da competição: presenciar histórias como essa. Por haver muitos países, o futebol europeu possui um número absurdo de boas equipes, no qual nunca conquistariam um troféu desta magnitude disputando a Champions League, por exemplo.
Muitas vezes de forma errônea, traçamos um comparativo de qualidade de Europa/Conference com a nossa Copa Sul-Americana, talvez por isso, o julgamento errado destas competições, já que infelizmente do lado de cá, alguns clubes da “segunda divisão da Libertadores” participantes beiram o amadorismo.
Dessa forma, a Conference faz o papel de democratizar bons confrontos e fabricar novos campeões, sem ao menos perder o brilho futebolístico tão característico dos campeonatos do velho continente.
Afinal, quando veríamos West Ham, Olympiacos e até mesmo a Roma como grandes protagonistas continentais? Pois é, essa é a grande graça proporcionada somente pela Conference League.
Gabriel Gregorio | @falagabica