Admirável profissão de goleiro!
Podem ser feitos vários artigos, somente para abordar os diferentes aspectos desse atleta.
Do treino separado dos demais jogadores, da posição distante e solitária durante o jogo, da responsabilidade de realizar grandes defesas, da capacidade de visão do andamento do jogo e tantas outras aptidões que são desenvolvidas para o bom desempenho desse jogador, em particular.
O que engloba todas essas habilidades é o desenvolvimento pessoal. Como assim? Desenvolver a autoconfiança, gerir as emoções que convivem na mente, tanto na rotina de treinos, como também durante as partidas, já que em um segundo, seu movimento pode ser decisivo para a defesa, ou não, da bola.
Raiva e frustração podem ser emoções constantes na vida do goleiro, mas também alegria, autoadmiração e autorreconhecimento se fazem presentes, quando consegue defender seu gol.
Lidar com todas essas emoções diferentes em uma única partida de futebol, principalmente na posição distante dos demais companheiros de equipe, não é tarefa fácil.
O tempo de recuperação da frustração, por exemplo, de não ter feito alguma defesa, tem que ser relâmpago para poder se concentrar na continuação do jogo. Que controle, hein!?
Para isso, a construção de uma forte auto estima e auto confiança deve ser priorizada desde sempre.
Segundo os ensinamentos do Dr. Joseph Murphy, existem alguns passos para o desenvolvimento da autoconfiança.
Mas genericamente falando, sem entrar em detalhes por aqui, “Confiança tem a ver com a fé e no poder do pensamento.” Essa fé não está relacionada com religião. É uma fé que acredita, verdadeiramente, que pode ser o que deseja ser e assim será. Isso pode se aplicar a você, leitora ou leitor.
E também, especificamente para o goleiro, é construída jogo a jogo, aprendendo a soltar logo as emoções e estar pronto mentalmente para o próximo embate, confiante que é o melhor!
Luna Baran