O trabalho que a Umbro fez nas terceiras camisas do Fluminense e do Sport Club Recife é algo espetacular! Sem dúvidas, um dos trabalhos mais exclusivos em terceiras camisas da história do Brasil! A marca inglesa conseguiu expressar as referências de duas lendas brasileiras em dois mantos incríveis!
OS HOMENAGEADOS
O Sport homenageou o seu torcedor ilustríssimo Ariano Suassuna. Ariano foi um dos maiores escritores e dramaturgos desse nosso país. Entre as suas grandes obras, a mais famosa foi o Auto da Compadecida que virou filme de grande sucesso. A sua relação como futebol vem desde pequeno, quando se mudou da Paraíba para Pernambuco e começou a acompanhar o clube de Recife. O amor pelo clube era visto nos seus trajes, sempre de vermelho e preto. Ele batizou de “Sport Fino”. E foi essa referência para o design da camisa.
A lenda homenageada pelo Fluminense é o Cartola. Ele era um cantor e compositor, considerado por muitos, um dos maiores sambistas da história do país. A sua relação com o tricolor das Laranjeiras começou na infância, pois por alguns anos ele morou com a família no bairro das Laranjeiras. Ao lado de alguns amigos, fundou uma das mais famosas escolas de samba carioca: a Estação Primeira de Mangueira. E esse é o motivo de o manto ser verde e rosa, pois são as cores da Escola.
REFERÊNCIAS DE SUAS OBRAS
A Umbro trouxe através dos grafismos no manto, referências das obras dos dois artistas. Algo muito bem pensando pelos designs.
No caso do Flu e Cartola, os grafismos são os escritos da letra do samba “Corra e olhe para o céu” composto pelo próprio Cartola em 1974 ao lado de Dalmo Castello. Até a fonte é inspirada na própria caligrafia do artista. Sensacional.
Já do Sport e Ariano, a referência dos grafismos é do Movimento Armorial, que são obras artísticas em que o elemento erudito fosse fundido ao elemento cultural popular, principalmente o nordestino. Movimento fundado por Suassuana na década de 70. Que baita inspiração.
NO DETALHE!
Os patches dessas camisas, demonstrou ainda mais o impecável trabalho da Umbro. Esses elementos evidenciaram ainda mais o carinho pela construção dessas camisas.
No manto rubro-negro os patches são em forma de uma capa de livro com o rosto do Ariano, com sua assinatura, ano de nascimento e o símbolo do infinito e com a frase “Felicidade é torcer para o Sport” dita sempre pelo dramaturgo. Essa frase é vista também na parte interna da gola. E para finalizar, a fonte escolhida do número faz referência a estética das suas obras.
Pela parte do atual campeão da Libertadores, o patch especial é também a imagem do Cartola com a camisa tricolor e o escrito “Mestre Cartola”.
São dois mantos que vou querer na minha coleção e você?
Até o próximo sábado.
Por Rodrigo Souza | @colecaodosor