Na semana passada, a seleção portuguesa esteve na cidade do Porto para mais um jogo de qualificação da Eurocopa de 2024, no qual garantiu a qualificação para essa competição com uma vitória por 3-2 frente à Eslováquia.
Esse foi um jogo em que Cristiano Ronaldo adicionou mais 2 golos à sua conta pessoal de “matador” que, antes do jogo de hoje contra a Bósnia Herzegovina, já contabilizava 857 golos. Interessante foi o que aconteceu no treino de preparação
No dia antes do jogo, no treino preparativo no Estádio do Dragão (do FC Porto), viu-se uma conversa bem animada entre Cristiano Ronaldo e o lendário presidente do Porto, Pinto da Costa. E apesar da ligação conhecida do CR7 ao Sporting, Pinto da Costa não esconde a admiração pelo último melhor jogador do mundo português e lançou-lhe um desafio:
CHEGAR AOS 1000 GOLOS!
E a resposta do craque foi… “Vai ser bastante difícil. Se, fisicamente, as pernas me tratarem tão bem como as trato… Vamos ver, até chegar aos 1000 há que primeiro chegar aos 900. O objetivo para os 900 golos? Estou confiante, mas para atingir os 1000 golos há muita pedra para ser partida”.
Entretanto Piers Morgan, famoso jornalista britânico que conduziu a entrevista que levou à saída do CR7 do Manchester United e confesso fã do craque português, escreveu no seu Twitter: “Imaginem ter o sucesso que ele tem e ganhar o dinheiro que ganhou, mas ainda ter esta fome ardente por golos, recordes e troféus? Tudo isto aos 38 anos. Simplesmente surpreendente”
Para além de surpreendente, é motivador, inspiracional e não admira que esse número vire uma obsessão. Claro que, tal como ele referiu, há que chegar aos 900. E para perceber quando isso será possível (e se será possível), há que fazer contas e estimativas.
Para já Cristiano Ronaldo leva:
– 5 golos pelo Sporting
– 145 golos pelo Manchester United
– 450 golos pelo Real Madrid
– 101 golos pela Juventus
– 31 pelo Al Nassr
– 124 golos por Portugal
Total (ao dia de hoje): 857
Faltam assim 43 jogos para os 900 golos e 143 para os 1000.
É aceite a ideia de que Cristiano já está longe do seu apogeu (épocas no Real Madrid, onde marcou 450 golos em 438 jogos), mas mesmo assim a sua média de golos, desde que rumou à Arábia Saudita no início deste ano, faz inveja a qualquer avançado. São 31 golos em 36 jogos pelo Al Nassr e 7 golos em 6 jogos por Portugal. Ou seja, uma média de 0,90 golos/jogo.
Continuando nesta forma e considerando a quantidade de jogos que tem pela frente, tanto no clube saudita como na seleção, o golo 900º poderá acontecer entre junho e setembro de 2024.
Para o 1000º golo ainda faltam muitos. Uma tarefa muitíssimo difícil, mas o homem que saiu da pobreza para se tornar um Deus do futebol certamente não se deixará abater caso esse número bem redondo se tornar uma obsessão. Porque se for mesmo importante para CR7 atingir essa mítica barreira, ele vai jogar até aos 42/43 em grande nível e vai atingi-la!