Fala galera, aqui é Professor Rodrigo, do @colecaodosor, e a partir de hoje, tenho um encontro marcado com vocês toda semana para falarmos de camisas de time!
Pra quem não me conhece, tenho 30 anos, sou professor de Matemática desde 2019, formado pela UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), casado com a Patrícia, tenho 2 cachorros, o Calleri e a Sofi e vou para a escola todos os dias com meus mantos.
Hoje, leciono em um colégio particular para o ensino médio, cursinho e para o ensino fundamental numa escola da prefeitura da minha cidade.
Bom, agora que estamos devidamente apresentados, vamos para o nosso assunto de hoje, que são as camisas da Premier League 2023/24 que devemos ficar olho!
Dentre as 60 camisas disponíveis, foi muito difícil fazer essas escolhas, mas eu separei um manto titular, um reserva e um terceiro, que são:
1. Arsenal Home.
Um dos clubes mais promissores da Europa e que fez bela campanha na temporada passada, mesmo tendo um time muito jovem, e que tem tudo para evoluir ainda mais na temporada atual!
Para acompanhar esse belo time, a Adidas caprichou no novo manto titular dos Gunners, começando pela combinação de cores escolhida que são o vermelho, branco e dourado, que particularmente, eu gosto muito.
Os detalhes de raios pelo corpo da camisa, em marca d’água, foi uma bela de uma sacada da Adidas, que já vem usando esse detalhe que ficou famoso na década de 90 pela Nike, desde que retornou ao clube em 2019/20.
A gola, que diferente da temporada passada, veio mais discreta, e as tradicionais mangas brancas com as listras, logo e detalhes do escudo em dourado, dá um super charme na camisa. Até o patrocínio master em branco casou legal.
Além da beleza da camisa, ela traz uma homenagem aos Invecibles, que nessa temporada completa 20 anos de quando o clube conquistou a Premier League de forma invicta com 26 vitórias e 12 empates, feito único desse campeonato!
Esse detalhe vem no friso lateral, em W (Winners = Vitórias) e D (Draws = Empates), porém, aí vem minha maior crítica (e única) a esse manto, a homenagem só vem nas camisas modelo JOGADOR e não nas de torcedores, que é o modelo mais acessível.
Então, você que vai comprar o modelo na versão torcedor, tem que saber que não vai vir esse diferencial da camisa. Bizarro.
E pasmem! A Adidas errou na quantidade de W e D, foram comercializadas apenas com 32 letras, ou seja, 32 partidas, não as 38 rodadas que o time jogou para conquistar essa marca. Por isso, você não vai encontrar, por enquanto, a camisa de JOGADOR à venda, pois a fornecedora tirou de circulação até resolver esse problema. Quem comprou com esse erro, poderá devolver, ou ficar com esse item “raro”.
Mas tirando esse detalhe, é um manto que você deveria ficar de olho para adquirir, já que é uma BELÍSSIMA camisa e com potencial de ser histórico!
E caso você queira personalizar, tem dois tipos de fonte, a da Premier League, que é padrão para todos os times e do Clube, onde ele utiliza em competições que não são organizadas pela PL.
A diferença é apenas na fonte, a cor é a mesma. A minha preferida é a fonte do clube que vão usar no retorno a Champions League após sete temporadas.
2. Liverpool Away
Para o manto reserva, escolhi esse do Liverpool, que é a segunda releitura de um manto feito pela adidas na década de 90.
Diferentemente da primeira releitura feita pela New Balance em 2017/18, a Nike seguiu o posicionamento dos quadriláteros exatamente como na inspiração, mas trouxe a modernidade, que são esses “pixelados”, estilo Minecraft, com vários tons de verdes e várias texturas. Eu gosto demais desse estilo, algo que a Nike vem trazendo nas suas camisas para essa temporada, e com a gola, os punhos e as marcas sendo em preto, deixaram a camisa bem harmônica!
Eu ficaria de olho nesse manto devido ao belo trabalho realizado pela Nike em trazer uma releitura de uma época importante para as camisas de time, que foi a década de 90, numa forma muito moderna, refletindo a era digital em que vivemos. E olhando para a releitura feita pela New Balance, mostra o quanto é difícil fazer um trabalho desses, ainda mais pela segunda vez.
E assim como o Arsenal, são dois estilos de fontes, a da PL e a do clube.
As cores da fonte não mudam, apenas o formato. Sou mais a fonte do Clube nessa também.
3. Manchester City Away
O clube a ser batido na Premier League, o clube que conquistou tudo que disputou na temporada passada, time que ganhou 5 dos últimos 6 títulos da maior liga de futebol do mundo e que veio com esse manto SENSACIONAL para buscar tudo novamente!
Um manto eletrizante, literalmente, já que a inspiração dos raios no corpo da camisa é uma referência ao estilo de jogo do Manchester City e o estilo do Clube como um todo.
As cores combinaram demais, tendo o azul marinho como cor principal, com os raios em azul celeste e o escudo, logo e patrocínio em rosa. Ficou fera demais! Ainda mais com as cores dos detalhes fluorescentes, dando a impressão que os raios estão “acesos”, detalhe incrível!
Além da beleza da camisa, você deve ficar de olho nesse manto, pois é uma camisa com grande potencial de ser mais uma vez um manto campeão!
No caso de personalização, essa tem uma grande diferença. Na PL, a cor é branca e nas Copas, a fonte e número são de cores diferentes, dando um charme a mais nesse manto.
E aí, qual manto curtiu mais? E qual manto entraria na sua lista?